sexta-feira, 22 de março de 2013


Por Anahad O'Connor- The New York Times News Service/Syndicate

Acupuntura e febre do feno

A acupuntura é o recurso mais importante da medicina alternativa, recomendada para problemas como dor crônica e osteoartrite. Essa terapia milenar foi promovida nos últimos tempos como uma forma de oferecer alívio para os sintomas da polinose, ou febre do feno, alergia ao pólen que ocorre na primavera.
A acupuntura é o recurso mais importante da medicina alternativa, recomendada para problemas como dor crônica e osteoartrite. Essa terapia milenar foi promovida nos últimos tempos como uma forma de oferecer alívio para os sintomas da polinose, ou febre do feno, alergia ao pólen que ocorre na primavera. Mas seus benefícios são reais?
Uma equipe de pesquisadores elaborou recentemente um estudo extenso com o intuito de solucionar essa questão. Os resultados indicam que a acupuntura oferece alívio, mas que seus benefícios não duram por muito tempo. No estudo, publicado no periódico Annals of Internal Medicine, os cientistas recrutaram 422 pessoas alérgicas a grama e pólen e as dividiram aleatoriamente em três grupos. Um dos grupos recebeu doze sessões de acupuntura ao longo de oito semanas. O segundo grupo recebeu sessões de acupuntura simulada, o que equivale a um placebo, e o terceiro grupo não recebeu tratamento algum. Todos os grupos tiveram acesso a anti-histamínicos, os "medicamentos de resgate".
Passadas oito semanas, o grupo que recebeu as sessões de acupuntura apresentou grande melhora nos sintomas em comparação com os outros dois grupos, e usou anti-histamínicos com menos frequência. Após oito semanas mais, porém, as melhoras nos sintomas tinham desaparecido, descobriu o estudo.
Um estudo semelhante, publicado mês passado no periódico Allergy, também descobriu que sessões de acupuntura recebidas três vezes por semana durante quatro semanas diminuíram os sintomas de alergia em comparação com sessões de acupuntura simulada. Mas o estudo não acompanhou os pacientes por um período longo.
A acupuntura talvez produza resultados, mas, ao que parece, somente se o paciente é submetido a sessões regulares, e elas não são baratas. Cada sessão pode custar de US$ 65 a US$ 120 e alguns planos de saúde relutam em cobri-las.
A conclusão: estudos sugerem que a acupuntura pode ajudar no alívio dos sintomas da polinose, mas sua ação talvez não seja duradoura.
The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.

Nenhum comentário: