Follow by Email

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dicas clínicas do Giovanni Maciocia: CS 6 Neiguan

Dicas clínicas do Giovanni Maciocia: CS 6 Neiguan: Sobre o CS6 Neiguan O ponto CS6 Neiguan é um dos mais utilizados e importantes pontos da acupuntura. Antes de ...

CS 6 Neiguan

Sobre o CS6 Neiguan
O ponto CS6 Neiguan é um dos mais utilizados e importantes pontos da acupuntura. Antes de tudo, analisemos o nome Nei Guan. Nei significa interior e não há controvérsia a respeito dessa tradução. Contudo, a segunda metade da palavra Guan pode ter interpretações distintas. Na forma simples, na linguagem coloquial, ela quer dizer fechar, trancar, desligar ou encerrar. Se vamos a uma loja e ela se encontra fechada, dizemos que ela está guan le. Se utilizarmos este sentido da palavra, então CS6 seria o fechamento interno, um registro (válvula) interno ou algo similar. Mas esta tradução teria sentido? Sim, teria e nesse sentido, CS6 poderia ser o ponto que fecha o yin no interior e deve assim considerado em relação ao seu ponto análogo TA5 Waiguan, a barreira externa, o ponto que fecha o yang no exterior.
Contudo, a função do ponto CS6 é tão dinâmica que não suportaria a tradução de barreira interna, pois barreira implica em parar alguma coisa, como o curso de um rio. Se olharmos para os outros significados da palavra guan (em Chines uma palavra pode ter muitas definições) encontraremos tambem: “passagem pela montanha”, “junção crítica”, “alfândega” ou barreira (da alfandega). De acordo com G.D. Wilder e J. H. Ingram (Análise dos caracteres chineses, 1922) guan é uma cancela, a barra horizontal de um portão, uma barreira alfandegária. A palavra é composta pelo radical men (portal). Dentro do portal existe um guan, que significa passar o fio pela trama com uma agulha. O ideograma representa a trama de um tear. A parte inferior dele, simboliza a agulha que carrega o fio através de uma espécie de trama. Por analogia, significa remendar algo transversalmente.
Traduzir guan desta maneira, muda completamente o significado de Nei guan. Este ponto então seria uma encruzilhada interna crucial ou uma barreira interna (da alfandega) . Note que a barreira da alfândega se abre para que produtos entrem no país. Então, isso muda totalmente a definição do ponto, tornando-o uma junção de caminhos que pode se abrir para que coisas entrem. Na minha opinião, este significado reflete mais precisamente a natureza e a fisiologia do ponto CS6. Quanto a referência de “remendar transversalmente” tambem é interessante, pois poderia ser uma alusão ao fluxo dos meridianos Lo, tranversais aos meridianos principais, verticais (o CS6 é logicamente o ponto Lo do canal do CS).
O Su wen, no capitulo 8 diz: “O Pericárdio é o embaixador e dele são oriundas a satisfação e a felicidade”. O Pericardio é intimamente relacionado ao coração e, ainda o Nei Jing e o Nan Jing constantemente se referem aos “ 5 Zang e 6 Fu”. Os zang sendo coração, fígado, baço, pulmão e rins. O pericárdio e assimilado ao Coração: os dois não podem ser separados por serem anatomicamente tão próximos. Contudo, no capítulo 8 do Su, existe a menção aos 12 órgãos e suas lista de funções, onde está incluído o pericárdio. A referência à satisfação e felicidade esta citada, o que faz parecer com que seja funcionalmente parecido com o coração. Perceba, entretanto, que neste mesmo capitulo o pericárdio é denominado de Shan Zhong – o centro do peito – nome do ponto VC 17, e não Xin Bao luo (o luo do envoltório do coração) como é mais usual.
Como podemos ver, se deve ao fato do Pericárdio ter tantas funções diferentes corresponde a sua natureza multifacetada.
Então, o primeiro aspecto da natureza do Pericardio é que ele é estritamente conectado ao coração e que ele está no centro do torax.; à referência à alegria e felicidade implica que de alguma maneira ele também abriga o Shen, da mesma maneira que o coração o faz. Esse é o primeiro uso clílico do ponto CS6, estimular o Shen. Como o Coração, o Pericardio abriga o Shen e portanto, influencia profundamente no nosso estado mental e emocional. Por exemplo, uma deficiencia de sangue afeta tanto o CS quanto o próprio coração, tornando a pessoa deprimida e ansiosa. Calor no sangue irá agitar o pericárdio e deixar a pessoa agitada e com insônia. Obstruções de fleuma no pericárdio tambem vai obstruir o Shen causando confusão mental.
As emoções atingem tanto o Coração como o Pericárdio pois agitam o fogo ministerial que flui para estes dois órgãos. Li Dong Yuan diz: “Na vida das pessoas, não existe um dia sequer, que o fogo Ministerial não é atiçado”. Na medicina Chinesa, existe a ideia que o Fogo Ministerial deve ser escondido no aquecedor inferior: sua atividade discreta aquece os órgãos e não deve ser percebida. As emoções excitam o Fogo Ministerial e o fazem deixar de estar oculto no aquecedor inferior: e isso ocorre quando o paciente sofre de calor e demonstra sinais de calor e tem a face avermelhada, uma sensação de sede, etc. Atente-se para que os estresses emocionais sempre provocam sinais de calor, nunca de frio.
O Pericárdio ou Circulação-sexo abriga o Shen (junto com o coração).
- Deficiencia de sangue causará depressão e uma leve ansiedade
- Calor no sangue do pericardio causa ansiedade, insonia e agitação
- Fleuma no pericárdio causa confusão mental e em casos graves, doença mental
- O pericardio causa desde problemas emocionais até problemas no relacionamento.
 
Embora seja semelhante ao Coração, o Pericárdio tem uma importante diferença. O Meridiano CS controla o QI do tórax e movimenta o Qi e o sangue muito mais do que o meridiano do Coração. Por exemplo, CS-6 é muito influente na movimentação do Qi toráxico (por isso é indicado para dor no peito) e o meridiano do Coração não tem essa função. Em outras palavras, eu utilizo o C7, por exemplo, para nutrir o sangue do coração e assentar o Shen, mas eu utilizaria o Cs-6 muito mais para mover o Qi e o sangue no tórax, que causam sintomas físicos como dor e alterações emocionais, como a depressão (estagnação de Qi).
 
Um segundo aspecto e uma funcionalidade do Pericárdio é sua relação com o fígado através do Jue Yin, que é a dobradiça do canal yin . Portanto, quanto utilizamos o meridiano CS, indiretamente utilizamos tambem o do Fígado. Em minha experiencia clínica, utilizo o Cs6 exatamente com este propósito (alem de suas outras funções) de mover o Qi do Fígado e estimular a movimentação do Hun (ver abaixo).
A função emocional do pericárdio é equivalente a função física do movimento que ele faz no Qi e no sangue do tórax (coração e pulmão): faz com que se a pessoa se movimente emocionalmente e se relacione com outras, em relacionamentos. Sabendo que ele está ligado ao fígado (jue yin), esse movimento também se refere à movimentação do Hun do ego através dos outros no meio social, relacionamentos amorosos e relações familiares. Por isso, no nível emocional o CS é responsável por interações saudáveis com os outros, no amor, na família e na sociedade.
 

 
A natureza mobilizadora do Pericárdio também é auxiliada pelo Triplo Aquecedor (Fogo Ministerial). Como o TA é responsável pelo fluxo livre do QI (juntamente com o Fígado), a relação Pericárdio-Triplo Aquecedor também conta nesta ação de mover o Qi e o sangue e mover a pessoa a se relacionar com as outras.
 
 
Logo o Pericárdio é o único órgão que se relaciona diretamente com outros três: Coração, Fígado (canal Jue yin) e com o Triplo Aquecedor (pelo canal do Fogo ministerial) . Repare também que já que ele se relaciona com o Fígado pelo canal Jue Yin, ele então se relaciona com o Shao Yang através do Triplo Aquecedor. Já que o Pericárdio esta duplamente ligado as dobradiças, acredito que isso contribua ainda mais para sua natureza dinâmica. Este fato torna essa relação tão complexa e tão rica de possibilidades, interações e funções.
O livro "An Explanation of Acupuncture Points" (Jing Xue Jie, 1654), confirma essa natureza dual do Pericárdio listando funções do CS-6 nos capítulos do Coração e do Fígado. Em outras palavras, ele lista funções do Coração e do Fígado realizadas pelo CS-6. Nas funções do Coração: memória fraca, dor no torax e (quando vazio) dor de cabeça e nuca. Nas funções do Fígado: olhos vermelhos, dor nos cotovelos e calor nas palmas.
Acho os sintoma de dor de cabeça e na nuca muito interessantes, pois é algo que percebo com frequência na prática, que o ponto CS-6 é especialmente eficaz na dor de cabeça ocipital e temporal. Acredito que se deva a conexão entre o ponto Lo do Pericárdio com o Meridiano do Tripo Aquecedor.
RELAÇÃO DO PERICÁRDIO COM O FOGO MINISTERIAL
O Fogo Miinisterial (Xiang Huo) é fogo do portão da vida (Ming Men). Esse fogo é essencial ao funcionamento saudável do corpo. Embora muitos médicos, coomo Zhu Zhen Heng (1281-1358) identifiquem o Fogo mnisterial como o fogo do min meng e consequentemente, dos Rins, outros, como Zhang Jie Bin (1563-1640) o identifica como fogo dos órgãos internos: Fígado, Vesícula biliar e Pericárdio. Portanto pode ser comparado com o “Dragão voando na montanha mais alta” e abaixo, nos Rins, como “Dragão mergulhando no mar mais profundo”.
 
 
Sob uma ótica puramente dos 5 elementos, o fogo Ministerial pertence ao Pericárdio e ao Tripo Aquecedor e o Fogo Imperial ao Coração, mas sob a ótica dos órgãos internos o Fogo Ministerial é o fogo do Ming Men que pertence aos Rins. Contudo, existe uma conexão entre essas duas perspectivas pois o fogo Ministerial flui dos rins, vesícula e pericárdio. Nas patologias, isso tem uma relevância ainda maior, pois o Fogo Ministerial em excesso (estimulado por estresse emocional) sobe e agride o Pericárdio, causando agitação, ansiedade, insônia e inquietude nos pensamentos.
 
 
NATUREZA E FUNÇÕES DO CS-6:
 
1) Coração: relação direta, o Cs-6 age no coração. Eu utilizo, principalmente para mover o Qi e o sangue, e não para nutrir o sangue e o Shen. Uso o CS-6 pra mover e o Cs-7 para subjugar o Qi e acalmar o Shen.
2) Mobilizar o Qi no tórax: CS-6 é um ponto importante para mover o Qi no tórax, aliás essa é uma das principais diferenças funcionais entre ele e os pontos do Coração. No nível físico, ele move o Qi quando há estagnação que causa dor no peito, também é muito eficiente para choques no tórax que provocam estagnação de Qi e sangue. Para tratar o tórax, a combinação Cs-6 como E-40 é excelente (costumo ponturar contralateralmente, usando um na esquerda e o outro na direita).
3) Mover o Qi do fígado: o Cs é dupla do Fígado no canal Jue yin. Mas porque alguém usaria o CS pra movê-lo, ao invés do próprio Fígado? Eu utilizo o cs-6 especialmente para problemas emocionais resultantes de problemas de relacionamento e que causam estagnação de Qi do fígado. Utilizando CS-6 trato o fígado e o Coração simultaneamente, o que o torna especialmente eficaz para problemas emocionais. Outro motivo para utilizar o CS-6 pra mover o Qi do fígado seria para sintomas localizados no aquecedor superior, por exemplo, dores no seios no período pré-menstrual. Nessa situação, ele também se combinaria muito bem com o F-3 (usado contralateralmente).
4) O Pericárdio e o HUN: conforme vimos acima, o pericárdio está conectado ao Fígado pelo Jue Yin. O Fígado abriga o Hun e promove o movimento do Shen, esse movimento produz a criatividade, inspiração, planejamento e senso de direcionamento na vida. Sem isso, o espírito sofre e a pessoa pode se deprimir. O CS-6 estimula o movimento do Hum e o utilizo com muita frequência em casos de depressão (não apenas naquelas causadas por estagnação de fígado). Costumo combinar com o ponto VG-20 Baihui.
5) CS-6 como ponto LO: o CS-6 é ponto Lo do Meridiano CS. Como ponto lo, ele tem uma natureza dinâmica e eu o utilizo, primariamente, para mover, mais do que tonificar. Entendo o CS-6 como tendo um efeito centrífugo. No lugar de ser um ponto que fecha (guan é fechar em chinês), atualmente vejo que ele é um ponto que abre e movimenta. Nos problemas emocionais ele move o Qi, aliviando a estagnação e abrindo o paciente a nova conscientização emocional.
6) Efeito SINERGISTA do CS-6: ele tem um efeito sinergista nas prescrições da acupuntura. Adicionar CS-6 a qualquer conduta, potencializa o efeito terapêutico. Assim como o CS-6 tem esse efeito no nível físico, ele também tem no nível mental-emocional. O Pericárdio é a dobradiça dos canais yin, e sendo também um ponto Lo, CS-6 é a dobradiça da dobradiça, na sua capacidade de conectar coisas.
Feliz Ano Novo.
Giovanni Maciocia
(janeiro 2011)
Gabriel Lavoura - acupunturista

Nenhum comentário: