quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Evidências sobre efeito analgésico da acupuntura


Evidências sobre efeito analgésico da acupuntura
 

Washington, 11 set (Prensa Latina) A acupuntura poderia aliviar dores crônicas com efetividade ligeiramente superior a alguns tratamentos convencionais, publica a revista Arquivos de Medicina Interna, do grupo JAMA.

Um artigo do professor Andrew Vickers e colaboradores, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, concluiu que esse tratamento tradicional de origem chinesa pode constituir uma razoável variante para tratar doenças crônicas que geram dor como cefaleia, artrite ou dor nas costas.

Em seu estudo, os autores revisaram 29 trabalhos anteriores que envolveram no total 18 mil adultos.

Como parte da investigação se comparou a efetividade da acupuntura com uma falsa acupuntura - realizada sobre zonas aleatórias do corpo -, medicação regular ou terapia física.

Ao avaliar os resultados em uma escala de dor de 0 a 100 pontos, de uma percepção original de 60, a dor baixou a 30 como média entre os pacientes que receberam acupuntura, a 35 nos que se submeteram à falsa acupuntura, e a 43 no grupo de outras terapias.

Ainda que os dados indicam que a acupuntura é mais que placebo, ressaltaram os cientistas, as diferenças entre a acupuntura real e a falsa são modestas, o que indica que os fatores adicionais aos efeitos específicos das agulhas são importantes contribuintes aos resultados terapêuticos.

Não obstante, especialistas questionam a validade da investigação dado o conflito de interesses dos autores, que foram apoiados pelo Centro de Medicina Complementar e Alternativa, do governo dos Estados Unidos, e do Instituto Samueli, organização que promove a medicina alternativa.

rmh/mv/cc

Fonte:

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=543669&Itemid=1

Nenhum comentário: