quarta-feira, 20 de junho de 2012

Apoleia Ferrea - Pau Ferro


19/06/2012 22h06- Atualizado em 19/06/2012 22h07

Planta da Baixada Maranhense auxilia no tratamento de diabetes

Tintura fitoterápica apresenta bons resultados na redução da taxa de açúcar.
São Luí­s é a 6ª capital brasileira com menor í­ndice da doença.

A tintura fitoterápica feita com uma árvore comum na Baixada Maranhense tem apresentado bons resultados na redução da taxa de açúcar no sangue. Testado pelo Laboratório de Fitoterapia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o remédio pode ajudar no combate ao diabetes.

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, São Luís é a 6ª capital brasileira com menor índice da doença. Apenas 4,7 % da população tem a doença e, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a capital maranhense perde apenas para as cidades de Boa Vista, Porto Velho, Manaus, Goiânia e Palmas.

Outra boa noticia vem do herbário da UFMA onde, quase dez anos depois de iniciada a pesquisa sobre a planta, de nome Apoleia Ferrea, conhecida popularmente como Pau-ferro. O resultado dos trabalhos indica que a tintura feita a partir da planta serve para diminuição da taxa de açucar do organismo e, por isso, é excelente para quem tem problemas de diabetes, como afirmou a coordenadora da pesquisa, Terezinha Rêgo.

A espécie tem diâmetro médio de 60 cm e é comum somente na região Baixada Maranhense. Por isso, os pesquisadores querem trazê-la para São Luís para a realização de plantio e manejo das mudas na área hortomedicinal do Colégio Liceu Maranhense. A área tem aproximadamente 600 m² e o solo é fértil, ideal para o cultivo da planta, que será usada como fonte de pesquisa para os estudantes do colégio.

Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/06/planta-da-baixada-maranhense-auxilia-no-tratamento-de-diabetes.html

Nenhum comentário: